sábado, 28 de maio de 2011

Vygotsky- A importância da interacção social no desenvolvimento da criança

Vygotsky desenvolveu a teoria sociocultural do desenvolvimento cognitivo. Ele dizia que as estruturas e as relações sociais levam ao desenvolvimento da criança. Ao contrário da imagem de Piaget em que o indivíduo constrói a compreensão do mundo -o conhecimento - sozinho, Vygostky via o desenvolvimento cognitivo como dependendo mais das interacções com as pessoas e com os instrumentos do mundo da criança. Assim o jogo tem um papel fundamental na sua evolução mas é muito importante um acompanhamento feito pelo adulto onde este o irá estimular e assim o progresso será maior e melhor.
Na sua teoria Vygotsky refere a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) que corresponde ao intervalo entre a resolução de problemas assistida e individual. Uma vez adquirida a linguagem nas crianças, elas utilizam a linguagem/discurso interior, falando alto para elas próprias de forma a direccionarem o seu próprio comportamento.
Poderemos comprovar isso no vídeo que se segue onde vemos a criança a aprender interagindo com a mãe.

Sem comentários:

Enviar um comentário