quarta-feira, 13 de abril de 2011

Preparação Psicológica para a Competição

O Alto rendimento Desportivo é resultado de esforços multifacetados no sentido de preparar os atletas para o contexto de competição.
Há 4 áreas fundamentais de treino que se complementam – Física, Técnica, Táctica e Psicológica. A preparação física e técnica representam a base na qual o rendimento é construído. Sem estes dois níveis, os atletas não podem colocar em prática as estratégias tácticas ou psicológicas.
O sucesso em alta competição é 10-20% fisiológico e 80-90% psicológico (Koza & Land, 1983, citado por Lohasz e Leith, 1997).
Sendo assim, os atletas de topo superam, uma vez que estão psicologicamente mais bem preparados para a competição.
Assim, é necessário que os atletas saibam como podem melhorar o conteúdo dos seus pensamentos de forma a optimizar as suas performances.
A este nível, o treinador tem um papel decisivo, nomeadamente, por intermédio da utilização de feedback no sentido de elevar a auto-estima e melhorar a auto-confiança dos seus atletas.
Um exemplo de como a mobilização destas competências comportamentais é decisiva no desempenho que os atletas obtêm é o filme “Um dia qualquer” cujo excerto podem visualizar:
Al Pacino representa o papel de um Treinador, que durante um dos jogos do campeonato se depara com uma situação caótica, na qual perde (por contusão) dois dos seus principais jogadores e a quem não resta alternativa senão procurar mobilizar a motivação do resto da equipa, em particular Been (Jamie Foxx), um jovem desatento, desmotivado e imaturo, no entanto, talentoso e com boas competências técnicas e tácticas.

Durante o seu discurso, o treinador procura melhorar o desempenho da equipa, através de um discurso emocionalmente convincente, dando feedback, traçando objectivos ambiciosos e mobilizando a motivação de cada um dos jogadores. Gradualmente, é possível irmos observando uma mudança na postura de cada um dos elementos da equipa.
O que fará diferença, no campo, nesta fase não será tanto a preparação técnica e táctica, mas a psicológica, espelhada na forma como cada um dos elementos da equipa acredita que será possível ganhar o jogo e, como tal, dá o seu melhor, superando-se em prol do colectivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário