quarta-feira, 13 de abril de 2011

Genie " menina selvagem"

O caso de Genie permite-nos a reflectir sobre o que acontece se uma criança crescer isolada do contacto humano. A “Menina Selvagem” permaneceu, durante anos, prisioneira num quarto, ao qual quase não chegavam estímulos visuais ou auditivos e sob as ameaças constantes do pai que a condicionou, ao agredi-la de cada vez que emitia sons.
Quando foi resgatada, a menina ainda não tinha desenvolvido linguagem e a actividade cerebral apresentava um perfil anormal, evidenciando possíveis danos cerebrais causados pelos anos de privação de estímulos. O seu desenvolvimento psicomotor apresentava-se, portanto, muito aquém do desenvolvimento considerado normal para uma criança da sua idade cronológica.
Após ter sido libertada, Genie evidenciou uma evolução significativa.
Começou a explorar intensamente o meio ambiente, tal como uma criança pequena, utilizando o tacto para se familiarizar com as coisas e pessoas que a rodeavam. Nas palavras dos médicos, explorava “como se fosse cega”, utilizando o toque para se relacionar com o meio.
Acabou por adquirir um vocabulário razoável, aprendendo a utilizar uma língua por intermédio de repetição das palavras que escutava.
Sofreu um retrocesso no momento em que foi reprimida por uma das famílias de acolhimento por onde passou, possivelmente, por ter estabelecido uma associação à forma como o pai a punia de cada vez que emitia sons.
Mais tarde, acabou por ser capaz de estabelecer vínculos de ligação e confiança, que certamente terão influenciado bastante a sua capacidade para aprender e melhorar.
No entanto, apesar de ter feitos muitos progressos após ter sido libertada, Genie nunca foi capaz de atingir um desenvolvimento normal da sua linguagem.
Assim, a importância da experiência precoce na aquisição da linguagem e no desenvolvimento psicomotor por parte das crianças está espelhada neste caso. A aquisição da linguagem nas crianças resulta da conjugação de factores hereditários (genéticos) e factores do meio. Estes segundos têm a ver com as experiências que são promovidas para facilitar as aprendizagens da criança nesta área, ou seja, com os estímulos a que a criança é sujeita mesmo antes de nascer. No processo de aquisição da linguagem de uma criança é muito importante que as experiências relacionadas sejam promovidas desde cedo, pois, se a estimulação para a linguagem surgir demasiado
tarde, não é possível a aquisição da linguagem de forma normal. Esta estimulação permite que a criança se vá familiarizando com o código linguístico dos pais.
É possível concluir que existe um período crítico nas crianças para a aprendizagem da linguagem. Caso não seja aproveitado este período crítico, há aprendizagens que, não tendo sido realizadas na infância, dificilmente serão interiorizadas na vida adulta. Por outro lado, comportamentos inadequados podem causar problemas físicos e mentais no desenvolvimento da criança, tal como o afecto associado a uma estimulação adequada pode acelerar o seu processo  de desenvolvimento psicomotor .
Resumindo, ainda que a componente genética seja um factor muito importante no desenvolvimento da capacidade intelectual, os factores do meio desempenham um papel decisivo na determinação do modo como a componente genética se expressará. A pessoa é assim resultado de uma história em que se interligam factores hereditários e factores ambientais. A complexidade do que somos deriva do potencial herdado e dos efeitos do meio.

10 comentários:

  1. Ausência de estímulos e de afeto causaram profundas sequelas nesta criança, pois há uma relação não só entre estímulos e cognição, como também entre cognição e afeto. No seu caso, seu desenvolvimento psicomotor, afetivo e cognitivo ficaram com grandes sequelas

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  2. É evidente que o meio influencia na aprendizagem da criança.Com relação a Genie, a privação de estímulos retardou seu desenvolvimento. E com relação a crianças criadas em ambientes violentos e faltosos de cultura? Também há um retardado dá linguagem por conta de um ambiente hostil à educação.

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  3. Deveras uma triste fatalidade a essa garota, mas agora com este triste exemplo fica realmente claro, que criança deve ser estimulada a comunicação desde pequena.

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  4. A jovem Genie, separada do mundo e maltratada pelo próprio pai, teve seu desenvolvimento totalmente prejudicado, carregou sequelas no sentimento e também no seu corpo para o resto de sua vida.

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  5. Mogli, o menino-lobo, ficção que se encaixa como exemplo para a realidade. Assim como Genie foi privado de todo e qualquer contato físico com humanos, porém recebeu estímulos ainda que não-humanos. Se relacionava com animais selvagens e, assim como esses, também agia de forma selvagem. Há relatos conhecidos de pessoas que foram criadas em meio à natureza selvagem, longe da civilização. A inteligência está lá, mas os estímulos são outros. A pobre Genie não teve estímulo algum.

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  6. Você pode herdar fatores hereditários, mas o relacionamento, interatividade com os humanos é fundamental, sem o qual é prejuízo no seu desenvolvimento com certeza !

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  7. Esse artigo enfatiza a importância dos estímulos ambientais para que a linguagem seja desenvolvida ou não em toda sua potencialidade.

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  8. Que história impressionante e triste ao mesmo tempo.

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