As aplicações das descobertas da Gestalt na Educação são muito importantes por recusarem o exercício puramente mecânico no processo de aprendizagem.
Os psicólogos que preconizaram a teoria da Gestalt, como Köhler, Koffka, defendiam que a experiência e a percepção são mais importantes que as respostas específicas no processo de aprendizagem. Segundo eles a aprendizagem acontece através de insight, que se constitui numa compreensão súbita para solução de problemas. Mas para que isso ocorra existe a necessidade de experiências anteriores vinculadas ao problema e só acontece em consequência de uma organização permanente da experiência, que permite a percepção global dos elementos significativos.
Assim, a aprendizagem deve-se a uma re-organização do campo cognitivo que permite a compreensão de um problema e a sua solução. Para a gestalt a experiência não é o único factor de aprendizagem, pelo que esta resulta da compreensão e percepção da mesma.
Isto ajuda a explicar porque razão duas crianças, da mesma faixa etária, que sejam sujeitas ao mesmo estímulo, nas mesmas condições, o captam, seleccionam, organizam e interpretam de forma distinta.
Conceito de Percepção
A Gestalt traz-nos o conceito de percepção – que não é mais do que o processo de descodificar os estímulos que recebemos. Em termos gerais, a percepção pode ser descrita como a forma como vemos o mundo à nossa volta, o modo segundo o qual o indivíduo constrói em si a percepção e o conhecimento que possui das coisas, pessoas e situações. Percepcionar algo ou alguém é captá-lo através dos sentidos e também fixar essa imagem.
As relações entre o indivíduo e o meio que o rodeia são assim regidas pelo mecanismo perceptivo e todo o conhecimento é necessariamente adquirido através da percepção.
A mesma imagem pode ser percebida de forma diferente por dois indivíduos, devido às diferenças de percepção.
O Todo é maior do que a soma das partes
Por outro lado, segundo a Gestalt as coisas são percebidas na forma de um todo.
Aplicando à educação das crianças, é necessário ensinar-lhes conceitos globais que contribuam para o desenvolvimento do intelecto geral, antes de lhes mostrar os detalhes, porque quando os pormenores são ensinados primeiro, nem sempre os alunos conseguem compreender o verdadeiro significado do que aprenderam. Neste sentido, os conteúdos devem ser apresentados de forma integrada e não isolada.
Assim, podemos concluir que os estímulos não agem de forma mecânica sobre um organismo passivo, pelo que o indivíduo participa activamente no seu processo de aprendizagem.
Obrigado por suas contribuições! Anderson
ResponderEliminaradorei
ResponderEliminarme ajudou bastante.
ResponderEliminarótimo
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarGostei
ResponderEliminarParabéns! Gostaria de obter alguns referenciais teóricos que fundamentou sua dissertação para aprofundar os meus estudos. Grata,
ResponderEliminarOlá, também gostaria das referencias.
ResponderEliminarGrata desde já!
Gostei. Bem exemplificado no campo educacional.
ResponderEliminarMuito bom.
ResponderEliminarPARABÉNS! GOSTEI MUITO, VAI ME AJUDAR DEMAIS...
ResponderEliminarBoa noite!faltou explicar sobre sua limitação!
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